Projeto Metarede



O que é MetaReciclagem?

A Metareciclagem é o meio mais seguro e consciente de reciclar o lixo eletrônico, consiste na desconstrução do lixo tecnológico para a reconstrução da tecnologia. Os princípios da Metareciclagem têm por base a desconstrução do hardware, o uso de softwares livres, o uso de licenças abertas e a ação em rede, buscando a formação de uma idéia sobre a reapropriação de tecnologia objetivando a transformação social. Tal conceito abrange uma gama diversificada de possíveis formas de ações como: captação de computadores usados, operacionalização de laboratórios de Metareciclagem, o uso de softwares livres, e a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados.

Leia mais...
 
Definição de Lixo Tecnológico
São todos aqueles gerados a partir de equipamentos eletrônicos, e seus componentes. Podemos citar como exemplo os componentes de equipamentos de informática: mouse, monitor, teclado, CPU, gabinete, caixa de som, etc, que estejam em desuso, seja no âmbito comercial, doméstico ou industrial. Todos estes são compostos materiais não- biodegradáveis, levando até cerca de 300 anos para se decompor.
Leia mais...
 
Brasil X Lixo Eletrônico

O mercado interno de eletro-eletrônicos no Brasil vem crescendo de forma desordenada e influenciando para o surgimento de novas tendências de consumo da sociedade. Esse crescimento desordenado tende a explodir no meio ambiente como uma bomba nuclear de resíduos nocivos à vida, agindo como um ciclo onde o reaquecimento da economia baseada no consumo, gera uma maior diversificação da oferta, impulsionando ao consumo dessas novas tecnologias, que por fim provoca o aumento no consumo de energia em função dessa maior utilização de eletro-eletrônicos, gerando a necessidade de investimentos na produção de energia e na criação de incentivos e leis que promovam ações em função do não acúmulo e do descarte indevido desses quando se tornam obsoletos.

Leia mais...
 
Descarte e problemas gerados pelo lixo tecnológico
Um relatório da ONU revelou que o Brasil é o país emergente que produz o maior volume de lixo eletrônico por habitante. De acordo com uma reportagem exibida no Fantástico, sobre a dificuldade que os brasileiros têm para dar um fim no seu lixo eletrônico, foi relatado que aproximadamente quarenta bilhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos, em todo ano, no mundo inteiro. Os equipamentos eletrônicos contem materiais tóxicos, e o descarte inadequado podem acarretar riscos à saúde e ao meio ambiente. A reportagem também exibe a dificuldade do consumidor eletrônico para dar um fim no seu lixo tecnológico e apresenta possibilidades e conscientização à população brasileira para descartar seus equipamentos eletrônicos ociosos.
Leia mais...
 
Dicas de uso e economia
Com simples atitudes diminuiremos o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado dos lixos tecnológicos.
Leia mais...
 

Apoio

   
 

O que é MetaReciclagem?

É um meio seguro e consciente de reciclar materiais eletrônicos descartados, consiste na desconstrução do lixo tecnológico para a reconstrução da tecnologia. Saiba mais

 

O que é lixo tecnológico?

São equipamentos eletrônicos ou seus componentes que estão em desuso. Mouses, monitores, teclados, CPUs, caixas de som que estejam sem previsão de uso ou que serão jogados fora são lixo eletrônico. Saiba mais